terça-feira, 17 de março de 2015

"É o meu primeiro dia"

A minha reflexão do dia de hoje começou no McDonald's ao almoço.

Uma rapariga, bastante simpática, atendeu-me, no entanto "decidi" fazer um pedido complicado para quem trabalha à pouco tempo naquele local e a rapariga acabou por ficar um pouco atrapalhada. No meio de um sorriso e da força de vontade em atender-me da melhor forma (pelo menos foi o que senti), deixou sair um "É o meu primeiro dia, desculpe".

Simpatizei com ela e com aquele momento, e no final fiquei bastante contente com o atendimento, perante um desafio ela agiu da melhor forma e fez o melhor que pode.

Pensei logo em como os primeiros dias num sitio novo podem ser complicados, principalmente quando estamos a trabalhar directamente com e para pessoas tão distintas. A relação com os outros é de facto um mundo, e do outro lado pode vir qualquer coisa... Nunca sabemos o quê. Para mim aquela rapariga demonstrou uma simpatia e uma humildade tais que se fosse eu a empregadora a mantinha sempre a trabalhar comigo, o processo de aprendizagem vivido desta forma é um acto que me fascina e ao qual dou imenso valor.

Mais tarde, durante uma aula de Orientação Tutorial falámos também na importância da relação e da comunicação. E foi assim que uma frase que guardei à pouco tempo no meu ambiente de trabalho ganhou todo um novo sentido:

É tão importante reconhecer o outro!


Sem comentários:

Enviar um comentário