segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Exames de Diagnóstico e Testes de Rastreio

Desde o meu último post sobre saúde que fiquei com vontade de trazer um pouquinho mais dessa parte da minha vida ao "Clave de Sol". (Talvez traga novidades semanais ou quinzenais)


Hoje, perante uma conversa sobre saúde, check-ups e rastreios, considerei importante trazer algumas coisinhas sobre estes assuntos, em especial no que se refere a exames de diagnóstico e testes de rastreio.
  • Quantos de nós ignoram o facto de que existem exames recomendados para as diferentes faixas etárias e sexos? 
  • Quantos de nós não vão apenas ao médico quando se sentem mal? 
  • Quantos de nós sabem da existência de exames médicos recomendados e ainda assim não os realizam?

As respostas a estas perguntas certamente colocam muitos dedos no ar e a verdade é que até eu que estudo na área da saúde descuro um bocadinho disto, e mesmo que vá ao médico de família pelo menos uma vez por ano, o certo é que exames só os faço se algo estiver mal e conforme a prescrição da minha médica de família. 

É através deste meu exemplo e de muitos outros com os quais me deparo no dia-a-dia que concluo a importância de ser um utente informado, que busque o conhecimento do seu estado de saúde independentemente da presença ou não de sinais e sintomas visíveis.

Assim, deixo aqui o link de acesso a um documento que realizei com informação sobre quais os exames de diagnóstico e testes de rastreio a realizar por sexo e por idade, baseando-me no livro "Mitos da Medicina que nos podem Matar" de Snyderman.




Sem comentários:

Enviar um comentário